Banco central eleva a Selic para 2.75%

O Banco Central do Brasil comunicou a sua decisão nesta quarta elevando a taxa de juros do país pela primeira vez em seis anos. De certa forma 100% do mercado já aguardava que a taxa iria subir.

Duas coisas chamaram a atenção nesta decisão, o tamanho do aumento, de certa forma estavam acreditando em uma elevação de 0,25% neste mês. E mais 0,25 ou a 0,50 na próxima reunião. O outro ponto é, o comunicado, o BC informou que tudo indica se não tiver nenhuma mudança brusca na macroeconomia e politiza, a taxa irar subir neste mesmo patamar na aproxima reunião.

Inflação acelerou

Apesar de em todas as entrevistas o DC e seus membros sempre citou que a inflação estava sobre controle, foi um choque temporário, o que nós meros mortais país de familiar que tem de ir no mercado toda semana e abastecer o carro com gasolina mensalmente estamos vendo totalmente ao contrario. Apesar de alguns preços controlado pelo governo terem sido segurado como energia, um pouco dos combustíveis, remédios e etc, os itens com preço livre em grande maioria subiu mais de 30% tranquilamente. E como sabemos, a maioria deles não vão voltar a preços normais, os produtores, donos de empresas vão ficar com este lucro que irar ocorrer com a redução do custo caso ocorra no futuro. Um bom exemplo de inflação que fica os preços permanente e após a greve dos caminhoneiros, nunca mais os preços de alguns itens voltou como era antes. Lógico que tem tabelamento e etc.

Autonomia do Banco Central

Pelo perfil que o BC tinha, ou ele realmente viu que a inflação ferrou mesmo, ou a autonomia aprovada pelo congresso e pensionada pelo presidente teve a sua primeira ação de interdependência. Já que pela divida do governo, seria bem melhor aumento dos juros lento como 0,25% agora e 0,25% na aproxima reunião, assim, o governo pagaria menos alguns Bilhões de juros por causa de sua divida publica.

Dólar

Com esta ação o BC deixou claro que o dólar esta elevado e ajudando na inflação, o que e lógico já que grande parte do que consumimos vem de fora ou parte da ateria prima. Como reconheceu que a inflação esta elevada e acelerada.

De qualquer forma, sua decisão foi forte para mostrar que o BC não vai aceitar a inflação, logo os juros e a mesma tente a manter patamares aceitáveis e dentro da realidade do Brasil, infelizmente ainda não somos um país para ter Selic tão baixa.

Bolsa de valores

Com estes aumentos que vão ocorrer, tente a fazer alguns investidores que estão na bolsa a voltar para a renda fixa, como CBD e etc. Então, fique atento aos seus investimentos.

 

 

Visits: 827

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.