O perigo de se investir em estatais

É meus amigos, como todos já sabem o atual presidente da Republica Jair Bolsonaro decidiu indicar um novo presidente para a Petrobras. O processo para alterar o presidente não e tão simples como era antes da Lava Jato. Mas, de qualquer forma, o estrago esta feito.

No momento em que escrevo o texto as ações da PETROBRAS cai mais de 18% na Bolsa de Valores de São Paulo a B3. Em BY ocorre o mesmo desde Sexta. Vale lembrar que as ações da CIA já operam bem mais baixa do que na época em que foi capitalizada com FGTS dos trabalhadores em uma operação organizada pelo governo Lula-PT. Ou seja o trabalhador esta perdendo capital investido, como também, teve poucos dividendos já que como todos sabem o que tem ocorrido na estatal.

Logo, para nós pequenos investidores, temos que ter muito cuidado ao investir as ações de empresas estatais. De certa forma, quanto menos conhecimento e capital o melhor conselho e ficar fora. Agora, caso seu capital já esteja crescendo e tenha algum conhecimento, pode ser um investimento bom em alguns casos.

Exemplos de situação.

As ações estão em baixa durante os últimos meses do mandato da Dilma, entra Temer com estilo reformista, e uma boa comprar, quando chegar no pico, vender, realizar o lucro e sair fora.

Ainda temos muitas outras estatais que o presidente pretende mexer, como Eletrobras e Banco do Brasil.

Um ditado que rola no mercado é, compra no boato, venda no fato. Já que quando chegar a ocorrer de fato o que era uma atitude boa que iria ajudar a empresa crescer, já chegou bem próximo ao seu pico de valor.

O Presidente já deixou claro que deseja mexer na eletricidade, claro que todos nós concordamos que energia e combustível estão caros e o pior, não para de subir. Mas, para ocorrer de fato reduções “Permanente”, nos preços, tem que ocorrer mudanças estruturais e não apenas ações truculentas e sem pensar em suas consequenciais. Este e um dos problemas em elegermos um presidente sem conhecimento básico de economia, historia e que não ouve seus ministros. Porque este filme já ocorreu há poucos anos durante o mandato da presidente Dilma, tanto foi prejudicial que pagamos caro pela energia até hoje por sua incompetência ou inconsequência.

#Novatofujadeestatais

Visits: 1082

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.