O que e mercado fracionário?

Quando falamos em comprar ações de empresas na Bolsa de valores, alguns se questionam sobre o preço das ações. E um questionamento valido, já que existe algumas ações na Bolsa Brasileira e nos EUA então, nem se fala que apenas uma, tem um valor super elevado.

Exemplo da bolsa brasileira:

BTG Pactual Unit R$ 109,00
Vale ON R$ 93,89

Ou seja, o valor acima e de apenas uma unidade de ação da empresa. O que logicamente e tão pouco que não faz peso algum no comando da empresa.

Outros exemplos na S&P500

Amazon.com $3.277,71
Alphabet C $2.104,11
Tesla $816,12

Ambos os preços nos EUA são em dólar, então para nós brasileiros e ainda mais caro já que nossa moeda não esta valorizada no mercado.

A primeira pergunta que temos é, só posso comprar “uma”, única ação de uma empresa ou um lote de cem ações? A resposta e não, existe o mercado fracionário aonde você pode comprar uma fração de uma empresa listada. Assim, fica mais fácil iniciarmos as compras no mercado para nós pequenos.

Então, quando estiver no APP ou site da corretora para comprar ações, para usar o mercado fracionário e bem simples:

Vamos dar o exemplo se você for comprar ações da Vale, antiga Vale do Rio Doce. Código da ação: VALE3

No fracionário basta apenas adicionar um F ao final: VALE3F

Assim, conseguimos comprar pedaços menores das empresas, iniciando o nosso capital investido, que com a frequência e passar do tempo, vai evoluindo em preço e rendimentos anuais pago pelas empresas que investimos.

Para alguns que tem capital elevado, não vale a pena investir em mercado fracionário. Mas, para nós pequenos, nós resta poucas opções de investimentos seguro e que em grande parte ao escolher boas empresas tem a chance multiplicar em varias vezes o valor invertido. Ou seja, temos uma alternativa, não a única opção logicamente, mas, vale a pena investir parte do capital em ações certamente.

 

Visits: 841

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.