Qual meu maior erro no mercado?

Salve pessoal, tudo bem com vocês?

Há algumas semanas publiquei um texto comentando uma das ações que comprei na Bolsa que me deram um dos miares lucros no mercado até hoje. Agora, gostaria de continuar comentando qual meu maior erro. Vou logo avisando que não irei comentar sobre alguma ação que comprei a cai. Mas, sim, um erro ao iniciar no mercado.

Reserva de emergência

Em vídeos e textos sobre investimentos na Bolsa de valores você normalmente vai ouvir alguém comentando tenha uma reserva de emergência, alguns dizem 3x o seu salário mensal, outros 6x e etc. A verdade e que isto pode variar muito de acordo com sua revenda e seu estilo de vida.

O que realmente e verdade é, sim, tenha uma reserva de emergência. Iniciei no mercado há muitos anos, comprando R$ 100,00 por mês em ações no mercado fracionário. Fui fazendo um valor legal, a valorização do mercado estava ocorrendo e meu capital crescendo, meus olhos brilhando. Mas, ai que veio o meu erro…

Na época para ser sincero, nunca tinha ouvido falar em reserva de emergência. rs

Então, com um amigo, decidimos montar uma “empresa”, de sociedade, quando estávamos alugando o ponto, tudo certo, ele vem e me fala que não teria os 50% do capital. Ai veio aquele misto de raiva, decepção, tristeza e etc. Mas, decidi continuar com a sociedade e o projeto.

Aqui cabe uma observação eu cometi vários erros neste negocio, não foi apenas um. Mas, como o site e sobre Bolsa de valores, irei focar apenas em um dos erros. hahaha

Com a empresa aberta, não veio clientes, cometi alguns erros e logo tivemos que fechar. Sei que a divida com abertura do escritório, moveis e etc. Com alugueis, energia, internet e etc. Tive que vender todas as ações que eu tinha, sem nenhuma poupança ou reserva meu pouco capital na bolsa era meu único recurso. Vale lembra que isto tem mais de dez anos, logo apenas esta capital lá até hoje com o tanto que a bolsa subiu eu teria uma renda bem legal investida na B3. 🙁

Então, fica a lição antes de começar a comprar ações, aumente sua renda, faça uma reserva seja no Tesouro Direto ou CDB. Após ter um valor legal, comece a fazer aportes mensal na bolsa de valores em boas ações. Assim, seu capital vai crescendo e quem sabe em um futuro viver apenas de rendimentos? 😀

O poder do juros compostos com o passar do tempo, aportes regulares e fenomenal, pena que no geral vivemos do outro lado, pagando juros compostos ao invés de receber juros compostos.

A reserva de emergência serve para isto, imprevistos, dividas, questões de saúde e compras de oportunidades. Ser um investidor de longo prazo de reserva nunca irar dar certo.

Visits: 1294

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.