Qual meu perfil de investidor?

Salve investidores, tudo bem?

Para você que nunca investiu, ou ainda investe pouco, uma das primeiras coisas que as corretoras pedem de você antes de investir é informações sobre você, sua revenda e ideia de investimentos, para então, formular o seu perfil de investidor.

Segundo a Toro investimentos:

Também chamado de suitability, o perfil de investidor é uma espécie de análise que identifica suas preferências e expectativas em relação aos investimentos. … O perfil de investidor tem como base três requisitos: segurança, liquidez e rentabilidade.

De forma geral, são três perfil de investidor.

 

1-Conversador

Este perfil e para aquele investidor que no geral, não deseja ter nenhuma perca e não correr nenhum, ou muito pouco risco. Até há alguns anos, a maior parte das pessoas que investia no mercado era Conservador, gostaria de ter alguns Títulos do Tesouro, CDB atrelado ao CDI, LCI e etc.

Porém, hoje em dia com juros Selic baixo, poupança perdendo para a inflação, CDB não sendo mais rei e a onda de trader no mercado com promessas de ganhos sem limite tem feito as pessoas a arriscar MUITO, em alguns casos até mais do que deveria.

 

2-Moderado

O segundo perfil e o Moderado, já e um perfil que aceita correr riscos moderado, mas, com certo limite. As corretoras recomenda uso de fundo de investimentos, em Multi mercados, ações e imobiliário.

Como suas metas são de curto prazo, o perfil moderado preza pela maior liquidez e pela menor volatilidade. Conhecendo um pouco mais do mercado de investimentos, é possível progredir e se aprofundar ainda mais.

 

3-Agressivo

Este ultimo e o perfil que aceita correr muito risco para ter o capital multiplicado. No fim, todos nos somos os três e queremos ser este ultimo. rs

No mercado de certa forma e assim, quanto mais risco você corre, mais poderá ganhar, como também, perder.

 

Ai você se pergunta eu sou qual perfil? Não se preocupa, terá um formulário durante o seu cadastro nas corretoras, com algumas poucas perguntas, ao responder será exibido o seu perfil. Mas, não se prenda a perfil de investidor.

Eu mesmo a maior parte do tempo fui considerado conservador, quando teve boas oportunidades mudei totalmente meu perfil, investindo a maior parte em ações. (Esta ultima o fiz por ver grandes oportunidades com retorno praticamente garantido, não recomendo ter a maior parte do seu capital em ações).

 

 

Visits: 854

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.